Entrega da última etapa da trabalho de transcrição e organização dos registros de batismos e matrimônios do Santuário Diocesano do Santíssimo Sacramento de Cantagalo

Postado por CMPD-CAN - janeiro 23, 2019

Na manhã de hoje (dia 23 de janeiro) o pároco Fábio da Cunha Felippe recebeu das mãos do Prof. Wesley Gonçalves, coordenador local do Centro de Memória e Documentação de Cantagalo (CMPD-CAN), dois livros contendo a última etapa do esmerado trabalho realizado entre esta instituição de preservação documental cantagalense e o pesquisador Darly Bertazzoni.




O trabalho consistiu na digitalização, transcrição e organização em banco de dados digitais, dos conteúdos de todos os livros de batismos e matrimônios da Paróquia do Santíssimo Sacramento, desde a sua fundação até o ano de 1950. A entrega, hoje, do “Livro 1-C de Batismo”, datado de 1818 à 1844, onde constam principalmente registro de escravos, concluiu essa extensa empreitada.

O Vereador Prof. João Bôsco, que já ocupou o cargo de Coordenador do Centro de Memória de Cantagalo, esteve presente, e afirmou que: “Esse ato marca a conclusão de mais uma jornada de preservação dos documentos históricos do município, empreendida pelo CMPD-CAN e pelo pesquisador Darly Bertazzoni”.

  • Compartilhe:

Veja também

2 comentários

  1. Boa tarde. Moro em Niterói e pesquiso a genealogia da Família Cretton, oriunda da Suíça, em 1819. Meus antepassados não permaneceram em Nova Friburgo, mudando-se para Cantagalo por volta de 1822-1823. São eles:Joseph Antoine Cretton e Catharine Lugon Moulin. Eles tiveram cerca de 10 filhos, todos nascidos em Cantagalo. Eu gostaria de ter acesso às certidões dos seguintes filhos: Silvestre Cretton, Josephina Cretton, Antonio José Cretton e Antonia Luiza Cretton. Pode ser que o sobrenome esteja grafado com um único t (Creton). Quanto aos demais, já os tenho. Desde já, muito obrigada. Se preciso for, posso marcar com alguém minha ida até Cantagalo. Ficarei no aguardo de resposta. Atenciosamente, Eleonora Cretton Abílio

    ResponderExcluir
  2. Olá Eleanora tudo bem? Eu meus antepassados também mudaram pra cantagalo. Você conseguiu algum contato com o centro de memória ? Conseguiu algum registro antigo ? Se poder me chama no WhatsApp pra podermos trocar informações. Abraços

    ResponderExcluir